Leave a comment

Tremoço (Lupinus albus)

Foi no início do ano, e já fora de época, que efetuámos mais uma experiência agrícola: uma sementeira de tremoço. Se por um lado queríamos ver o comportamento da planta no nosso solo, por outro tínhamos a intenção de reforçar a fixação do azoto no terreno.

O que fizemos foi simples: gradagem e fresagem de uma parcela de terreno; sementeira a lanço. Para experiência, e não obstante o resultado final, a próxima sementeira será em linha para facilitar a apanha (adivinha-se uma árdua tarefa….).

tre1 tre3tre2

O tremoço, ou Lupinus albus (tremoço comum) é muito apreciado no nosso país onde as sementes servem de acepipe na mais comum das cervejarias. Contudo,a planta não se apropria ao consumo humano ou animal graça à presença da lupanina. Trata-se de um alcalóide da família das quinolizidinas presente nas leguminosas. Sinal da sua presença, é o travo amargo do tremoço pelo que o seu consumo só deverá ser efetuado após o processo de demolhação. A sua ingestão poderá causar nauseas, vómitos, dores abdominais e depressão respiratória, podendo nos casos mais graves ocasionar taquicardia, hipotensão e retenção urinária.

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 2,169 other followers

%d bloggers like this: